Rolinha-fogo-apagou é uma ave columbiforme da família Columbidae.
O nome popular fogo-apagou é sem dúvida a melhor tradução escrita para o canto desta ave, um dos sons mais típicos da “roça”.
Recebe os nomes populares de rolinha-carijó, fogo-pagô (onomatopeico), rola-pedrês, rolinha-cascavel, felix-cafofo (Paraíba), paruru e galinha-de-deus. Na região mais setentrional do Nordeste brasileiro, precisamente no interior dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, Columbina squammata é chamada pelos moradores locais de rolinha-cascavel ou rolinha-cascavilinha, devido ao padrão da plumagem lembrar o aspecto das escamas da cobra cascavel (Crotalus durissus). Além disso, o som que a ave emite ao voarcobra lembra o som do “chocalho” da cascavel.
Mede entre 18 e 22 centímetros de comprimento e pesa entre 48 e 60 gramas. A rolinha fogo-apagou possui as partes superiores de coloração marrom acinzentada, face e peito cinza rosado, a garganta é branca e os abrigos distais das asa também são brancos e formam uma mancha branca visível nas asas quando estão fechadas.
A cauda é escura com as pontas das retrizes de cor branca, apresentando uma faixa branca na lateral da cauda, perceptível quando a ave está em voo. Olhos escuros, pernas rosadas e bico cinza, este típico das aves columbiformes. Apresenta aparência “escamada” causada pelas bordas escuras das penas desta ave.
A característica mais marcante desta espécie é o padrão escamado da plumagem, que lhe proporciona eficiente camuflagem.